A importância da DVA como instrumento de mensuração do Valor Adicionado e da riqueza gerada

  • Angela Maria Haberkamp
  • Carine Elisa Mallmann

Resumo

Este artigo tem por objetivo mensurar o valor adicionado gerado por uma empresa de mineração de areia, possibilitando analisar a riqueza por ela gerada nos municípios em que atua. A metodologia utilizada inclui a abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados encontrados revelam que a empresa gera seu maior valor adicionado no município gaúcho de General Câmara, com um índice de participação na riqueza total do município de 5,9% em 2009, 5,4% em 2010 e 3,3% em 2011. Considerando uma projeção de aumento da produção mediante a liberação de novas áreas de extração, há a possibilidade de que a empresa gere um crescimento de aproximadamente 8% na riqueza total do município. Este estudo comprova a riqueza gerada pela empresa na região onde atua, demonstrando sua importância econômica e social no ambiente em que está inserida. Comprova também a importância da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) como instrumento de evidenciação dos aspectos econômicos e sociais de uma organização, sendo capaz de retratar a relação das empresas com a sociedade na qual estão inseridas.

Biografia do Autor

Angela Maria Haberkamp
Graduada em Ciências Contábeis e especialista em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Univates e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Coordenadora do Curso Sequencial de Gestão em Micro e Pequenas Empresas e professora dos cursos do Centro de Gestão Organizacional do Centro Universitário Univates.
Carine Elisa Mallmann
Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univates. Atualmente atua como contadora.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
HABERKAMP, Angela Maria; MALLMANN, Carine Elisa. A importância da DVA como instrumento de mensuração do Valor Adicionado e da riqueza gerada. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 204, p. 24-37, jan. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1104>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.