Conversando com o perito – um olhar sobre o quotidiano da atividade pericial contábil no Poder Judiciário paulista

  • Ivam Ricardo Peleias
  • Martinho Maurício Gomes de Ornelas

Resumo

A perícia contábil é uma alternativa profissional para os contadores no Brasil. O perito-contador que atua no Judiciário precisa conhecer e seguir peculiaridades a ele inerentes. Isso requer a observação da realidade, o estudo e a busca constante como atitudes requeridas, o que reforça o caráter técnico-científico da perícia. Apesar da evolução da pesquisa contábil no Brasil, desde o final dos anos 1990 e da publicação de artigos técnicos sobre perícia contábil desde os anos 1940, há uma lacuna a preencher. Este artigo visa apontar e debater, de forma circunstanciada e problematizada, essas peculiaridades, evidenciando situações vividas no exercício da função no Judiciário paulista. Foram usadas as constatações e os registros em papéis de trabalho, laudos e processos de várias situações enfrentadas na função, combinados para propiciar o relato e o debate dessas peculiaridades, por meio da triangulação dos relatos com a legislação e a literatura. Escolheram-se oito peculiaridades, preconizando ações sugeridas, testadas em situações vividas, as quais contribuíram para que o laudo pericial servisse como elemento de prova a subsidiar o processo decisório do juiz. O debate para todo o País é salutar, para verificar se os problemas enfrentados no Judiciário paulista ocorrem em outros locais. Outras  peculiaridades são apontadas nas considerações finais.

Biografia do Autor

Ivam Ricardo Peleias
Perito e consultor contábil; Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela FEA-USP, bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Tibiriçá – São Paulo (SP); professor e pesquisador contábil do Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); Sócio da IRPE – Perícia e Consultoria Contábil .
Martinho Maurício Gomes de Ornelas
Perito e consultor contábil; Doutor em Ciências Contábeis pela FEA-USP; Mestre e Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor e pesquisador contábil da Pontifícia Universidade Católica e da Universidade Federal da Paraíba entre 1978 e 2005; sócio da De Ornelas & Associados – Perícia Contábil e Arbitragem S/S. Ltda.
Publicado
2013-10-31
Como Citar
PELEIAS, Ivam Ricardo; ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Conversando com o perito – um olhar sobre o quotidiano da atividade pericial contábil no Poder Judiciário paulista. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 203, p. 88-101, out. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1096>. Acesso em: 23 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.