A Contabilidade na Era do Pré-Sal

  • Odilanei Morais dos Santos
  • Paula Danyelle Almeida da Silva

Resumo

O trabalho tem o objetivo de evidenciar as interfaces da Contabilidade no novo cenário da exploração petrolífera no Brasil, notadamente quanto às implicações contábeis da adoção do regime de partilha de produção. São abordados dois conceitos fundamentais: custo óleo e lucro óleo, sendo o primeiro a parcela dos custos de produção e dos investimentos realizados que a companhia privada pode recuperar; e o segundo, o excedente da produção, depois de descontado o custo óleo, que o Estado e a companhia privada dividem entre si em proporções definidas em contrato. A grande implicação contábil do regime de partilha de produção diz respeito à discussão em torno do custo óleo. A depender da forma como o Estado estrutura a composição do custo óleo, com a indicação dos gastos que podem ser recuperados e a velocidade com que essa recuperação dar-se-á, a estrutura de controle contábil ganha complexidade com a implantação de mecanismos de controle contábeis auxiliares para garantir, tanto ao Estado quanto à companhia privada um sistema de informações eficiente para o acompanhamento e gerenciamento dos investimentos realizados nessa modalidade de contrato de exploração de recursos minerais.

Biografia do Autor

Odilanei Morais dos Santos
Doutor em Contabilidade pela FEA/USP; contador; professor-adjunto no IBMEC/RJ.
Paula Danyelle Almeida da Silva
Mestre em Ciências Contábeis pela FACC/ UFRJ; contadora; Gerente Setorial de Normas e Orientações Contábeis na Petrobras.
Publicado
2013-10-31
Como Citar
SANTOS, Odilanei Morais dos; SILVA, Paula Danyelle Almeida da. A Contabilidade na Era do Pré-Sal. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 203, p. 72-87, out. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1095>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.