Internet Financial Reporting no setor público: um contributo ao desenvolvimento de um quadro teórico abrangente

  • Fabio Rodrigues Magalhães
  • Augusta da Conceição Santos Ferreira
  • Carlos Alberto Lourenço dos Santos
  • João Carlos Hipólito Bernardes Reis

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de desenvolver um quadro teórico que contribua para fornecer maior poder explicativo sobre as práticas de divulgação financeira através da internet pelas entidades do setor público. Tendo como base o estudo realizado por An et al. (2011), foram analisadas as principais teorias que potencialmente explicam as práticas de divulgação eletrônica no setor público, nomeadamente teoria da agência, teoria da legitimidade, teoria da sinalização, teoria dos stakeholders, teoria institucional e teoria da difusão da inovação. Este estudo justifica-se pela tentativa de aperfeiçoar o quadro teórico apresentado por An et al. (2011), que poderá ser utilizado em estudos empíricos na área de divulgação eletrônica. Os resultados do estudo indicam que, embora essas teorias possam “competir” para explicar a motivação da gestão para a divulgação voluntária de informação financeira através da internet, o quadro teórico apresentado tem o potencial de contribuir para a interpretação do fenômeno conhecido como Internet Financial Reporting.

Biografia do Autor

Fabio Rodrigues Magalhães
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal. Professor de Contabilidade Pública, Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Auditor/Perito Contábil do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE).
Augusta da Conceição Santos Ferreira
Licenciada em Auditoria Contabilística pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, Portugal, Mestra em Gestão de Empresas com especialização em Finanças Empresariais pela Universidade do Minho, Portugal, Doutora em Contabilidade pela Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Adjunta da Universidade de Aveiro, Portugal.
Carlos Alberto Lourenço dos Santos
Bacharel em Engenharia Electromecânica pelo Instituto Tecnológico de Nova Lisboa, Angola, licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra, Portugal, Mestre em Ciências da Electrotecnia com especialização em Informática pela Universidade de Coimbra, Portugal e Doutor em Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Professor Adjunto do Instituto Superior de Contabilidade e Administração, da Universidade de Aveiro, Portugal.
João Carlos Hipólito Bernardes Reis
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia (EEEMBA), Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco (UPE), Mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) e Doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal. Professor Auxiliar de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano-PI.
Publicado
2013-10-31
Como Citar
MAGALHÃES, Fabio Rodrigues et al. Internet Financial Reporting no setor público: um contributo ao desenvolvimento de um quadro teórico abrangente. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 203, p. 44-59, out. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1093>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.