A evidenciação dos Ativos Intangíveis dos clubes de futebol Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Caetano e São Paulo

  • Paula Amaral Araújo
  • Darks Fabiano
  • Gilvania de Sousa Gomes
  • Sirlei Lemes

Resumo

Os ativos intangíveis assumem um papel importante no atual mundo dos negócios e, no contexto das entidades desportivas, isso não é diferente. Tais ativos são originados dos recursos investidos em atletas formados e em formação. Trata-se de um elemento patrimonial de grande relevância monetária e de fácil transferência entre os clubes. Em 2008, as receitas das negociações de atletas representaram 28% do total de receitas dos clubes brasileiros. Em termos regulatórios, a normatização da mensuração, reconhecimento e evidenciação do intangível nessas entidades é determinada pelo CPC 04, NBC T 10.13 até 2012 e a partir de 2013 ITG 2003. O objetivo deste estudo foi verificar quais itens determinados pela norma internacional IAM 38 (Intangible Assets) foram evidenciados por seis clubes de futebol brasileiros. Para a realização da pesquisa, foram coletadas 24 demonstrações financeiras dos clubes Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Caetano e São Paulo. A partir daí, verificou-se que os clubes da amostra evidenciam seus ativos intangíveis, atendendo aos preceitos definidos pelas normas aplicáveis, à exceção dos aspectos relacionados aos testes de impairment, demonstração dos ativos mantidos para venda e diferenças cambiais líquidas.

Biografia do Autor

Paula Amaral Araújo
MBA em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária pela Universidade Federal de Uberlândia; graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia; analista tributária em empresa do setor privado.
Darks Fabiano
Mestre em Administração de Empresas - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia; Especialista em Finanças e Planejamento Empresarial – Faculdade de Economia da Universidade Federal de Uberlândia; graduação em Ciências Contábeis – Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.
Gilvania de Sousa Gomes
Mestranda em Administração de Empresas Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia; Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia; Especialista em Gestão com ênfase em Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras.
Sirlei Lemes
OrientadoraDoutora em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP; Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Ciências Contábeis.
Publicado
2013-10-31
Como Citar
ARAÚJO, Paula Amaral et al. A evidenciação dos Ativos Intangíveis dos clubes de futebol Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Caetano e São Paulo. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 203, p. 30-43, out. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1092>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.