Evasão no ensino superior: um estudo empírico acerca dos fatores motivadores à evasão no curso de Ciências Contábeis da Facape

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento
  • Maria Betânia Sodré Barreto Cardoso
  • Juliana Reis Bernardes
  • Fabio Rodrigues Magalhães

Resumo

A evasão é um dos maiores obstáculos das instituições de ensino, sobretudo no âmbito da graduação, acarretando em perdas financeiras da ordem de, aproximadamente, R$9 bilhões em 2009. Considerando que a Contabilidade encontra-se em um momento de grande valorização profissional, buscou-se investigar os fatores relevantes à evasão na graduação de Ciências Contábeis. Por meio de um estudo de campo com alunos que ingressaram no período compreendido entre os anos de 2007 a 2011 no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), foi aplicado um questionário desenvolvido em plataforma online, composto por 10 itens no formato Likert de 5 pontos, a 73 alunos evadidos. Por meio do procedimento da análise fatorial a um nível de significância de 95%, notou-se que os fatores explicativos à evasão na instituição estudada podem ser agrupados em quatro fatores, a saber: condição financeiro-econômica; metodologia de ensino utilizada na instituição; inaptidão para profissão contábil; e, por fim, o desejo pela estabilidade do serviço público. Os resultados permitem concluir pela necessidade de monitoramento dos construtos identificados e pelo imediato delineamento de ações de combate aos fatores citados visando atenuar os atuais índices de evasão.Artigo originalmente publicado na edição 202, republicado por solicitação dos autores.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) e Doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal. Professor da Universidade Federal do Piauí, Campus Floriano.
Maria Betânia Sodré Barreto Cardoso
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, Petrolina, PE.
Juliana Reis Bernardes
Licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape e especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade do Paraná (FAP). Professora de Metodologia Científica da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ).
Fabio Rodrigues Magalhães
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e Doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal. Professor de Contabilidade Pública, Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Auditor/Perito Contábil do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE).
Publicado
2013-10-31
Como Citar
NASCIMENTO, João Carlos Hipólito Bernardes do et al. Evasão no ensino superior: um estudo empírico acerca dos fatores motivadores à evasão no curso de Ciências Contábeis da Facape. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 203, p. 14-29, out. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1091>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.