Satisfação dos alunos de Ciências Contábeis- um estudo em uma instituição de ensino superior comunitária

  • Suzete Antonieta Lizote
  • André Victor Gabriel
  • Francinei Stein
  • Giselle Varela Serpa
  • Márcio José da Silva
  • Tiego Rodrigues de Carvalho

Resumo

O mercado educacional encontra-se altamente competitivo, em virtude, principalmente, do número expressivo de abertura de Instituições de Ensino Superior (IES), após a mudança proporcionada em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Considerando que manter e atrair novos alunos tornou-se tarefa difícil, a satisfação dos discentes é fator fundamental. Este estudo tem como objetivo verificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis em uma IES comunitária do Estado de Santa Catarina. Ao ter como base o modelo de Paswan e Young (2002), elaborou-se um questionário com perguntas fechadas com 5 categorias: envolvimento do professor; interesse do aluno; interação professor-aluno; exigência do curso e organização do curso. Ao instrumento, foram acrescentadas questões referentes à satisfação do aluno e um campo para atribuir uma nota para o curso. As categorias avaliadas obtiveram um elevado grau de satisfação, sendo o menor percentual de 70,86% naquela que avaliou a exigência do curso, e o maior de 89,69%, para o interesse do aluno. Buscou-se, desse modo, obter subsídios quanto aos aspectos que mais influenciam a satisfação discente para assim os responsáveis poderem planejar e direcionar as ações no intuito de melhorar o desempenho e a participação em um mercado cada vez mais concorrente.

Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote
Mestre em Contabilidade e Controladoria - Doutoranda em Adminsitração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Biguaçu - SC - Professora do Curso de Ciências Contábeis da Univali - Itajaí - SC; orientadora do artigo.
André Victor Gabriel
Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí - SC.
Francinei Stein
Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí - SC.
Giselle Varela Serpa
Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí - SC.
Márcio José da Silva
Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí - SC.
Tiego Rodrigues de Carvalho
Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí - SC.
Publicado
2013-07-02
Como Citar
LIZOTE, Suzete Antonieta et al. Satisfação dos alunos de Ciências Contábeis- um estudo em uma instituição de ensino superior comunitária. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 201, p. 44-55, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1066>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.