A opinião de acadêmicos e profissionais da Contabilidade acerca do Exame de Suficiência da profissão contábil

  • Carina Timmermans
  • Pabla Regina Simoni
  • Patrícia Pereira

Resumo

A Lei n.º 12.249, de junho de 2010, criou no Brasil a obrigatoriedade de Exame de Suficiência como requisito para o registro e exercício da profissão contábil. O primeiro Exame foi realizado em março de 2011. O presente estudo buscou conhecer a opinião de futuros profissionais e de profissionais da Contabilidade já registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), da cidade de Itajaí, Estado de Santa Catarina a respeito da aplicabilidade do Exame. Para tanto, foi levada a efeito uma pesquisa mediante aplicação de um questionário composto de sete questões fechadas. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 30 alunos do último ano do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí – Campus I – e 60 profissionais da Contabilidade, sendo estes 30 contadores e 30 técnicos em contabilidade. O estudo se justificou por tratar-se de um tema novo, com escassez de opiniões a respeito dos futuros profissionais e profissionais já registrados. Os resultados mostraram que a grande maioria dos pesquisados aprova a implantação do Exame, classificando-o como muito importante e importante em vários aspectos. No que se refere à periodicidade, a maioria deseja que o Exame seja realizado somente por ocasião do registro profissional.

Biografia do Autor

Carina Timmermans
Graduada em Ciências Contábeis (2011) pela Universidade do Vale do Itajaí. Trabalha em um escritório de contabilidade. Chefe do departamento contábil.
Pabla Regina Simoni
Graduada em Ciências Contábeis (2011) pela Universidade do Vale do Itajaí. Trabalha em uma empresa privada na área administrativa.
Patrícia Pereira
Graduada em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade do Vale do Itajaí. Trabalha em uma empresa privada na área financeira.
Publicado
2013-07-02
Como Citar
TIMMERMANS, Carina; SIMONI, Pabla Regina; PEREIRA, Patrícia. A opinião de acadêmicos e profissionais da Contabilidade acerca do Exame de Suficiência da profissão contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 201, p. 32-43, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1065>. Acesso em: 17 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.