Os impactos financeiros da comercialização dos créditos de carbono em uma empresaflorestal brasileira

  • Patricia Regina Teles de Ávila

Resumo

Os impactos ambientais, ao serem evitados pelas empresas, podem render a elas créditos de carbono. Já existem mercados próprios para comercialização desses créditos, entre eles a Bolsa BM&F. Diante dos investimentos feitos por uma empresa florestal para gerar créditos de carbono, surgiu a pergunta: os referidos investimentos seriam viáveis econômica e financeiramente para a empresa? Esse estudo se propôs a verificar essa viabilidade por meio de uma pesquisa bibliográfica documental e da avaliação de índices econômicos financeiros dos números divulgados nos demonstrativos contábeis da empresa. Para isso foram realizadas projeções de fluxo de caixa, levando-se em consideração possíveis cenários, desde a comercialização total dos créditos gerados até a não comercialização dos créditos em função da não aprovação do projeto pelas autoridades competentes. O objetivo geral deste trabalho é verificar se os investimentos realizados pela empresa foram viáveis econômica e financeiramente e estimar os resultados financeiros para ela na comercialização dos créditos de carbono. O estudo verificou a viabilidade do projeto na maioria de suas projeções e constatou a inviabilidade de apenas uma delas, além de gerar um ganho para a população.

##submission.authorBiography##

Patricia Regina Teles de Ávila
Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Auditoria, Controladoria e Contabilidade Pública, Mestre em Administração Financeira. Professora nas Faculdades Milton Campos e Izabela Hendrix, em Belo Horizonte/MG. Membro do Comitê de Implantação das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público no Governo do Estado de MG, por intermédio da SEFMG.
Publicado
2013-07-02
Como Citar
ÁVILA, Patricia Regina Teles de. Os impactos financeiros da comercialização dos créditos de carbono em uma empresaflorestal brasileira. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 201, p. 18-31, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1064>. Acesso em: 22 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.