Contabilidade pública brasileira- a convergência com os padrões contábeis internacionais no setor público

  • Elton de Barros Klein
  • Ângela Rozane Leal de Souza

Resumo

A Contabilidade aplicada ao setor público brasileiro estabeleceu um processo de convergência com as normas internacionais a partir da publicação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBC T 16, com entrada em vigor no ano de 2012. Tais normas vêm para adequar a Lei Federal n.º 4.320/64 e a Lei Complementar n.º 101/00 - LRF, sob a luz dos Princípios de Contabilidade, interpretados sob a perspectiva do setor público brasileiro. Nesse cenário, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que objetiva identificar as bases normativas atuais e os desafios para a contabilidade pública brasileira no processo de convergência com as normas internacionais. Justifica-se sua realização pela necessidade do Poder Público de aplicar, no ano calendário em curso, as normativas relativas às NBC T 16, com vistas à eficiência da gestão e à evidenciação pública.

Biografia do Autor

Elton de Barros Klein
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; funcionário público da Força Aérea Brasileira.
Ângela Rozane Leal de Souza
Professora na graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Doutoranda em Agronegócios (UFRGS). Mestre em Ciências Contábeis na Unisinos (concluído em 2007). Especialista em Controladoria de Gestão pela UFRGS. Graduação em Ciências Contábeis.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
KLEIN, Elton de Barros; SOUZA, Ângela Rozane Leal de. Contabilidade pública brasileira- a convergência com os padrões contábeis internacionais no setor público. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 200, p. 100-115, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1057>. Acesso em: 04 abr. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.