Custeio Baseado em Atividades: aplicação em uma empresa prestadora de serviços contábeis na cidade de Marau (RS)

  • João Rafael Alberton
  • Luciane Donzelli
  • Carlos Alberto Diehl
  • Luiz Henrique Figueira Marquezan

Resumo

E ste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou avaliar a lucratividade da Empresa Econt, situada no Município de Marau (RS), por meio da aplicação do método de Custeio Baseado em Atividades (ABC), nos clientes tributados pelo lucro real. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva que utilizou a observação e a análise documental para coleta de informações no período de janeiro a setembro de 2011. Constatou-se que a empresa não realizava apuração da lucratividade de maneira individualizada por cliente devido ao fato de não possuir um sistema de custo que permitisse esta individualização. A aplicação do Custeio Baseado em Atividades possibilitou identificar as atividades desenvolvidas para cada cliente, proveniente dos departamentos: fiscal, contabilidade, recursos humanos e administrativo. Com isso, os direcionadores de recursos e custos auxiliaram na identificação dos recursos consumidos para cada cliente, ponderados pelo tempo demandado em cada atividade. Constatou-se que os clientes do segmento das empresas tributadas pelo Lucro Real apresentaram resultados negativos para a Econt, contrastando com seu resultado global. A implantação do ABC na empresa configurouse em importante fonte de informação, visando à melhora na gestão da empresa.

Biografia do Autor

João Rafael Alberton
Bacharel em Ciências Contábeis; Mestre em Ciências Contábeis (Unisinos); Professor FEAC – Universidade de Passo Fundo – UPF; Gerente Administrativo Supermercados Marin LTDA; Consultor Trade Consultoria LTDA.
Luciane Donzelli
Bacharel Ciências Contábeis.
Carlos Alberto Diehl
Doutor em Engenharia de Produção (UFSC/HEC); Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Unisinos.
Luiz Henrique Figueira Marquezan
Bacharel Ciências Contábeis; Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS); Professor do Centro Universitário Franciscano – Unifra.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
ALBERTON, João Rafael et al. Custeio Baseado em Atividades: aplicação em uma empresa prestadora de serviços contábeis na cidade de Marau (RS). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 200, p. 86-99, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1056>. Acesso em: 04 abr. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.