Demonstrações contábeis para Pequenas e Médias Empresas (PMES) elaboradas a partir da convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais

  • Francisco Felipe da Silva CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Paulo de Tarso da Silva

Resumo

A globalização e a expansão dos mercados de capitais têm demandado das empresas uma maior confiabilidade e comparabilidade das informações apresentadas nas demonstrações financeiras. Nessa conjuntura, a solução encontrada por diversos países, inclusive o Brasil, foi a convergência das normas contábeis nacionais para um padrão internacional fundamentado em princípios, chamado de Normas Internacionais de Contabilidade, ou IFRS, emitido pelo International Accounting Standards Board (IASB). Dessa forma, isso significa que, desde 2010, as empresas brasileiras, incluídas as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), devem seguir a tendência global e elaborar suas demonstrações contábeis de acordo com os Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Nesse contexto, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo principal de apresentar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, como devem ser preparadas as demonstrações financeiras das pequenas e médias empresas brasileiras em conformidade com o padrão IFRS. Os resultados encontrados apontam para um conjunto completo de demonstrações contábeis que representem para fins gerais, de forma apropriada e confiável, a posição patrimonial e financeira, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade e que sejam dirigidas para uma vasta gama de usuários externos à entidade.

Biografia do Autor

Francisco Felipe da Silva, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contador, graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias (FCNSV) e Pós-Graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do RN (Facex). Docente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias e Diretor de Contabilidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Paulo de Tarso da Silva
Orientador.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
SILVA, Francisco Felipe da; SILVA, Paulo de Tarso da. Demonstrações contábeis para Pequenas e Médias Empresas (PMES) elaboradas a partir da convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 200, p. 50-69, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1054>. Acesso em: 04 abr. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.