Exame de Suficiência: percepção de docentes dos cursos de Ciências Contábeis das faculdades de Mato Grosso do Sul

  • Cleston Alexandre dos Santos CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Jorge de Souza Pinto
  • Marcelo Lemos Gonçalves
  • Renata dos Santos Nunes

Resumo

A classe contábil possui um papel fundamental no crescimento econômico-social do Brasil, fornecendo aos mais diversos usuários informações relevantes sobre o patrimônio das entidades. Em busca de aumentar a credibilidade da profissão, o CFC implantou o Exame de Suficiência para o registro profissional. O objetivo deste trabalho é evidenciar a percepção dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis das Faculdades de Mato Grosso do Sul quanto ao Exame. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo, ex post facto, em condições de campo, transversal, utilizando-se de coleta de dados com questionário previamente formulado, respondido por 36 docentes que constituem a amostra do estudo. Como resultados obtidos, verificou-se que uma considerável parcela dos docentes acham o Exame necessário e que deve ser obrigatório, servindo como instrumento para mensurar os conhecimentos adquiridos na IES. Constatou-se também que a maioria dos entrevistados acham importante a discussão em reunião de curso sobre as formas pedagógicas de manter bons resultados no Exame de Suficiência pelos acadêmicos e também estão dispostos a tomar medidas para melhorar o desempenho dos discentes em exames futuros, mas apenas 47,22% dos entrevistados relataram que há discussões em reuniões de curso sobre o tema.Artigo publicado originalmente na RBC n.º 197, republicado por causa de problemas na impressão.

Biografia do Autor

Cleston Alexandre dos Santos, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Possui graduação em Ciências Contábeis, especialização em Gestão em Finanças e Controladoria e Mestrado em Contabilidade (UFPR). É Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFMS-CPAN.
Jorge de Souza Pinto
Possui graduação em Ciências Contábeis, especialização em Administração Financeira e Contabilidade e Mestrado em Contabilidade(FEA USP). É Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFMS-CPAN.
Marcelo Lemos Gonçalves
Graduando em Ciências Contábeis pela UFMS-CPAN.
Renata dos Santos Nunes
Graduanda em Ciências Contábeis pela UFMS-CPAN.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
SANTOS, Cleston Alexandre dos et al. Exame de Suficiência: percepção de docentes dos cursos de Ciências Contábeis das faculdades de Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 200, p. 22-35, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1052>. Acesso em: 21 fev. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.