Avaliação da rentabilidade de segmentos de mercado: estudo de caso em distribuidora de mercadorias

  • Rodney Wernke CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Marluce Lembeck
  • Carla dos Anjos Zanelato

Resumo

Discorre acerca da mensuração do desempenho em termos de rentabilidade dos segmentos de mercado e das diversas informações úteis que esse procedimento consegue proporcionar ao gestor de distribuidora de mercadorias. Quanto aos objetivos, a pesquisa pretendeu responder à questão sobre como demonstrar os impactos positivos dessa avaliação para o administrador desse tipo de entidade. Em relação aos aspectos metodológicos, utilizouse metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa demonstrou que o conhecimento da rentabilidade dos segmentos de mercado abrangidos facultou ao gerente a obtenção de diversas informações relevantes que não dispunha até aquela ocasião. Ou seja, permitiu ao gestor da empresa conhecer a rentabilidade de mercadorias, linhas de produtos, canais de distribuição, vendedores e mensurar o resultado da entidade no período. Além disso, possibilitou comparar o desempenho entre vendas e margem de contribuição nos segmentos mencionados. Com isso, mostrou que o foco em “faturamento” é inadequado e que se deve priorizar o parâmetro “margem de contribuição” para avaliar quais segmentos são os mais interessantes para o empreendimento. Por último, concluiu-se que essa forma de avaliação pode e deve ser utilizada por gestores desse tipo de empresa.

Biografia do Autor

Rodney Wernke, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contador, Doutor em Eng. Produção/UFSC, Prof. Universitário/Unisul.
Marluce Lembeck
Contadora, Especialização em Contabilidade Gerencial/Unisul, MBA em Gestão Empresarial/FGV, Professora Universitária/Unisul.
Carla dos Anjos Zanelato
Graduada em Administração/Unisul.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
WERNKE, Rodney; LEMBECK, Marluce; ZANELATO, Carla dos Anjos. Avaliação da rentabilidade de segmentos de mercado: estudo de caso em distribuidora de mercadorias. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 199, p. 76-89, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1040>. Acesso em: 01 out. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.