As perdas por desvalorização em investimentos não financeiros: uma análise às entidades cotadas na Euronext Lisboa no período de 2004 a 2008

  • Fábio de Albuquerque
  • Maria do Céu Almeida
  • Joaquim Texeira Quirós

Resumo

A presente investigação pretende analisar as condicionantes várias que afectam o reconhecimento de perdas por desvalorização no âmbito específico dos investimentos não financeiros, a partir dos factores que se encontram na base deste processo. Nesse sentido foi desenvolvido um estudo que analisa a influência do conservadorismo em termos de práticas que se materializam no relato financeiro publicado pelas entidades. A referida análise centrou-se na verificação da existência de possíveis diferenças significativas, por um lado, e de um eventual relacionamento, por outro, no que diz respeito a tais aspectos, consoante a dimensão, o endividamento e a rendibilidade das entidades que compõem a população deste estudo, durante o período de 2004 a 2008, posteriormente submetidos a técnicas estatística de análise não paramétricas e multivariadas. Os resultados encontrados sugerem um apoio menos fortalecido para a hipótese do conservadorismo em Portugal, na medida em que o reconhecimento de perdas por desvalorização em investimentos não financeiros mostrou-se mais recorrente nas entidades de maior dimensão.Neste artigo, a RBC preservou a ortografia e as normas bibliográficas oriundas de Portugal.

Biografia do Autor

Fábio de Albuquerque
Técnico Oficial de Contas. Licenciado em Contabilidade e Mestre em Auditoria pelo ISCAL. Actualmente frequenta o doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais na Universidade da Extremadura, Espanha. Docente no ISCAL, formador em matérias relativas ao Relato Empresarial e Normas Internacionais de Contabilidade, é ainda autor de vários artigos técnicos e científicos.
Maria do Céu Almeida
Revisora e Técnica Oficial de Contas, professora coordenadora no ISCAL na área científica da Contabilidade, com larga experiência em formação em matérias relativas ao Relato Empresarial e Normas Internacionais de Contabilidade. Doutorada em Ciências Empresariais com especialização em Contabilidade pela Universidade Autónoma de Madrid. Licenciada em Organização e Gestão de Empresas e Mestre em Estatística e Sistemas de Informação pelo ISEG, é ainda autora de vários artigos técnicos e científicos.
Joaquim Texeira Quirós
Professor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Extremadura (Espanha). Professor convidado na Universidade Autónoma de Lisboa. Tem desenvolvido e orientado inúmeros projectos de investigação em mestrados e doutoramentos em Portugal e em Espanha, nas áreas do relato empresarial, gestão da qualidade, entre outras.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
ALBUQUERQUE, Fábio de; ALMEIDA, Maria do Céu; QUIRÓS, Joaquim Texeira. As perdas por desvalorização em investimentos não financeiros: uma análise às entidades cotadas na Euronext Lisboa no período de 2004 a 2008. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 199, p. 42-61, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1038>. Acesso em: 01 out. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.