Proposta de indicadoresde desempenho em umaempresa de serviços contábeisa partir do Balanced Scorecard

  • Luciano Bendlin CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Carlos Otavio Zenff
  • Joselene do Rocio Smyk
  • Luiz Carlos de Souza Filho

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os indicadores de desempenho utilizados em uma empresa de serviços contábeis a partir das perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). Embora os sistemas gerenciais gerem um grande universo de indicadores, tem-se constituído um desafio de identificar quais os indicadores mais recomendados, o que pode ser resolvido por meio da elaboração de um mapa estratégico. O Balanced Scorecard surge como uma opção a mais para a tomada de decisões, por ser um sistema de gestão estratégica com propósitos de curto e longo prazos. Tem como foco o alinhamento da organização, dos indivíduos, das iniciativas empresariais e a identificação de novos processos para o cumprimento da missão organizacional. A metodologia aplicada neste trabalho foi pesquisa-participante em uma organização de serviços contábeis. A partir da coleta de informações com os administradores, elaborou-se o mapa estratégico com a demonstração do conjunto de hipóteses que interliga as questões estratégicas, definindo-se as perspectivas organizacionais. Para cada perspectiva, determinaram-se os indicadores de resultado mais adequados dentro da relação fatores estratégicos e objetivos estratégicos considerados pela empresa. Finalmente, construiu-se o mapa estratégico, permitindo o desdobramento para um painel de indicadores de desempenho, onde a organização possa visualizar suas estratégias, metas e ações de maneira coesiva, integrada e sistemática. Como resultado, a ferramenta ofereceu à empresa um método de apoio a todo o processo administrativo, ajudando na tomada de decisões, melhorando o feedback e permitindo uma análise do desempenho operacional.

Biografia do Autor

Luciano Bendlin, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contabilista; profissional com formação acadêmica diversa; Docente; Bacharel em Ciências Contábeis – UnC Mafra; Especialista em Contabilidade Gerencial - Unicentro; Mestre Gestão Moderna de Negócios - FURB; Doutorando em Administração Estratégica – PUC-PR.
Carlos Otavio Zenff
Profissionais com formação acadêmica diversa; Docente; Bacharel em Administração; Especialista em Administração; Mestrando em Administração Estratégica – PUC-PR.
Joselene do Rocio Smyk
Estudante de Ciências Contábeis orientado por professor da UnC - Mafra; Assistente de perícias.
Luiz Carlos de Souza Filho
Estudante de Ciências Contábeis orientado por professor UnC - Mafra; Sócio da Ideal Contabilidade.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
BENDLIN, Luciano et al. Proposta de indicadoresde desempenho em umaempresa de serviços contábeisa partir do Balanced Scorecard. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 199, p. 28-41, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1037>. Acesso em: 01 out. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.