Teoria dos Contratos, Governança Corporativa e Auditoria: delineamentos para a discussão em Teoria da Contabilidade

  • Antonio Gualberto Pereira
  • Adriano Leal Bruni
  • Joséilton Silveira da Rocha
  • Raimundo Nonato Lima Filho
  • Juliano Almeida de Faria

Resumo

Frente à lacuna por que passa a teoria contábil, que não conta com um corpo de conhecimentos consolidado, discutir alguns delineamentos significativos para pesquisa é uma forma de fomentar um entendimento mais loquaz do atual estado da arte neste campo do conhecimento e apontar caminhos frente aos desafios que se apresentam atualmente. O objetivo deste trabalho é indicar alguns aspectos relevantes definidos pela teoria positiva da contabilidade, a despeito da teoria dos contratos e seus desdobramentos para o papel da contabilidade na minimização dos conflitos de agência e redução da assimetria de informação, o papel da governança corporativa quanto à melhoria dos controles internos e busca de uma maior transparência nas relações entre agente e principal e, não menos importante, o papel da auditoria no monitoramento dos contratos. A teoria da contabilidade tem se servido deste cabedal teórico-conceitual para explicar muito dos fenômenos sobre os quais “lança luz” e, frente às novas demandas apontadas pelo processo de regulamentação por que passa a contabilidade, haja vista a própria Lei Sarbanes & Oxley, representa um pilar a ser observado cuidadosamente no estudo das diversas nuances deste cenário desafiador e instigante.

Biografia do Autor

Antonio Gualberto Pereira
Doutorando em Controladoria e Contabilidade do Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo.
Adriano Leal Bruni
Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação da UFBA.
Joséilton Silveira da Rocha
Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação da UFBA.
Raimundo Nonato Lima Filho
Doutorando em Administração pela UFBA e Mestre em Contabilidade pela UFBA; Professor da Universidade do Estado da Bahia.
Juliano Almeida de Faria
Mestre em Contabilidade pela UFBA.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
PEREIRA, Antonio Gualberto et al. Teoria dos Contratos, Governança Corporativa e Auditoria: delineamentos para a discussão em Teoria da Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 198, p. 78-93, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1033>. Acesso em: 23 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.