A atuação estratégica da controladoria na reestruturação de empresas em crise financeira

  • Davidson Benicio de Souza CFC - Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A fundamentação teórica acerca da controladoria moderna será abordada neste estudo de modo a levar em consideração a gestão organizacional no momento denominado crise financeira. A pesquisa encontrase basicamente justificada na necessidade de entender até que ponto se nota a utilização de planejamento estratégico numa situação de crise. O presente artigo tem também como proposta trazer para a abordagem acadêmica os aspectos referentes à forma de atuar de uma consultoria especializada. A utilização da Controladoria Estratégica na reestruturação de empresas caminha nos dias de hoje para a identificação de facilidades e dificuldades na obtenção e promoção do Turnaround de Companhias com problemas operacionais e de liquidez. O processo de Turnaround busca promover a recuperação de valor patrimonial. O atual entendimento dos aspectos considerados chaves e determinantes do sucesso na gestão de crise, assim como a criação de técnicas ou processos a serem utilizados na reestruturação de empresas, devem ser estudados com vistas à necessidade de adaptação aos diferentes tipos de negócios. A revisão bibliográfica fará menção aos conceitos e definições geralmente aceitos nesta área de estudo. A coleta de dados efetuada via pesquisa quantitativa visa confirmar, ou não, as hipóteses formuladas.

##submission.authorBiography##

Davidson Benicio de Souza, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Especialista em Controladoria (2012) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho (2010). Participante ativo do Programa de Formação do Futuro Professor (PFFP) (2011). Atua como docente a partir de 2012, nos cursos de Administração e Contabilidade da FMU. Presta serviços de “Consultor de Turnaround” a empresas em dificuldade financeira.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
SOUZA, Davidson Benicio de. A atuação estratégica da controladoria na reestruturação de empresas em crise financeira. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 198, p. 49-65, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1031>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.