Responsabilidade social corporativa segundo modelo de Hopkins: um estudo sobre a percepção dos funcionários de agências bancárias da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí/SC

  • Patrícia Cristina Mafra CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Suzete Antonieta Lizote
  • Jeferson Lana

Resumo

A responsabilidade social engloba toda ação da organização que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Atualmente, observase crescente interesse das empresas quanto a assumir postura de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo verificar se a percepção dos funcionários de agências bancárias da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí/SC sobre se as ações de responsabilidade social estão em conformidade com o que foi divulgado pelos bancos em seus relatórios de sustentabilidade de 2010, à luz do modelo de Hopkins. Para orientar as questões conceituais, foram consultados Carroll (1999), Hopkins (1997), Ashley (2003), Daher (2007), entre outros. Metodologicamente, considera-se um estudo exploratório, delineado por pesquisa documental, bibliográfica e multicaso. Baseando-se no modelo analítico de Hopkins (1997), aplicou-se um questionário com  perguntas fechadas aos funcionários das agências bancárias, as quais foram posteriormente analisadas com a elaboração de uma escala de pontuação. O Balanço Social divulgado em 2010 serviu de base para a comparabilidade das respostas obtidas nos questionários. Os resultados demonstraram que há conformidade entre os relatórios e as percepções dos funcionários, entretanto, compete às instituições bancárias, intensificarem suas políticas de divulgações internas do referido relatório.

Biografia do Autor

Patrícia Cristina Mafra, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis – Univali – Itajai - SC; Contadora.
Suzete Antonieta Lizote
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí; Mestre em Auditoria e Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau; Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajai e professora desde 2001 da Universidade do Vale do Itajaí, no curso de Ciências Contábeis.
Jeferson Lana
Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali; Especialista em Gestão Financeira com ênfase em Investimentos e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/Sociesc; Bacharel em Administração pela Unifebe/SC; Professor desde 2008 do Grupo Uniasselvi/Assevim das disciplinas de Mercado de Capitais, Teoria e Prática Cambial, Administração Financeira e Fundamentos às Finanças.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
MAFRA, Patrícia Cristina; LIZOTE, Suzete Antonieta; LANA, Jeferson. Responsabilidade social corporativa segundo modelo de Hopkins: um estudo sobre a percepção dos funcionários de agências bancárias da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí/SC. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 198, p. 38-48, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1030>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.