Recursos estratégicos para obtenção de vantagens competitivas. Estudo de caso - Cemig S/A

  • Robson Barbosa Miranda CFC - Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A presentando inúmeras contribuições para a gestão estratégica, a visão baseada em recursos caracteriza-se a partir de uma perspectiva interna sobre a concepção da empresa como um conjunto único de recursos idiossincráticos, o qual conduz a sua performance. Sob a ótica da RBV, uma dessas contribuições é enfatizada neste artigo, por meio da análise, verificação e identificação de quais são realmente os recursos estratégicos e determinantes para o sucesso e obtenção de vantagem competitiva sustentável da empresa Cemig S/A no setor de energia elétrica. Para alcançar os objetivos propostos, o delineamento da pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório, tratando-se de um estudo de caso, sob uma perspectiva real, com uma pesquisa puramente qualitativa, com o fim de corroborar o caráter estratégico sobre os principais recursos da Cemig S/A identificados pelo seu gerente de contabilidade e análise documental. Esta pesquisa atingiu seus objetivos, pois colaborou para a discussão sobre as influências e contribuições que a contabilidade gerencial pode oferecer para a RBV, apoiando-se nos instrumentos e métodos de mensuração e avaliação do desempenho organizacional. Além disso, proporcionou um melhor entendimento do que são recursos considerados estratégicos, assim como apresentou de forma prática uma maneira de evidenciar e identificá-los.

##submission.authorBiography##

Robson Barbosa Miranda, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis (PUC-MG), pós-graduado em Gestão Contábil (UNA-MG), Estudante de mestrado na UFMG; colaborador na área contábil em diversas empresas dos mais variados segmentos; Professor de Contabilidade; atuante no terceiro setor; eleito presidente do Conselho Comunitário do CAC Providência em Belo Horizonte.
Publicado
2013-07-01
Como Citar
MIRANDA, Robson Barbosa. Recursos estratégicos para obtenção de vantagens competitivas. Estudo de caso - Cemig S/A. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 198, p. 6-19, jul. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1028>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.