Satisfação e perspectivas profissionais dos acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do Estado de Santa Catarina

  • Ari Söthe
  • Egon Inácio Bieger
  • Nelson Hein
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo

Conhecer os fatores que atraem e mantêm os estudantes no ensino superior tem sido um dos maiores desafios para instituições de ensino superior. A necessidade da avaliação dos níveis de satisfação dos acadêmicos durante o curso e a compreensão dos fatores motivadores da desistência são fundamentais para a manutenção dos cursos e instituições de ensino superior. Este estudo tem por objetivo analisar as perspectivas profissionais dos acadêmicos de graduação em Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do Estado de Santa Catarina, bem como o nível de satisfação desses acadêmicos em relação à escolha do curso. Para atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva de levantamento e com abordagem quantitativa. Os resultados demonstram que a maioria dos acadêmicos está desenvolvendo atividades profissionais nas áreas do curso; que as perspectivas profissionais aumentaram para a maioria dos estudantes no primeiro ano e continuaram aumentando no decorrer do curso; que o sentimento de satisfação pessoal é total ou parcial; que pretendem cursar pós-graduação; e que estão satisfeitos com a escolha do curso e da instituição.

Biografia do Autor

Ari Söthe
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB; Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
Egon Inácio Bieger
Mestre em Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali; Professor da FAI–Faculdades de Itapiranga
Nelson Hein
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau-FURB.
Maria José Carvalho de Souza Domingues
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB.
Publicado
2013-04-24
Como Citar
SÖTHE, Ari et al. Satisfação e perspectivas profissionais dos acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do Estado de Santa Catarina. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 196, p. 52-65, abr. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1004>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.