A implantação da Depreciação Gerencial no setor público brasileiro: rumo à convergência com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (IPSAS)

  • João Eudes Bezerra Filho
  • Renata Santana Vieira
  • Rômulo Anderson Matias Ferreira

Resumo

O momento de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade pelo qual passa a Contabilidade no Brasil tem trazido significativas transformações para o pensamento contábil e os modos de registro dos atos e fatos contábeis a serem depurados e interpretados na nova maneira de apresentar a informação contábil nos demonstrativos tanto da área empresarial quanto da área pública. Um dos fatos característicos desse processo é a implantação da depreciação sobre os bens tangíveis da administração pública. Esta inovação possibilitará uma real mensuração do valor do patrimônio público, além de permitir uma apuração mais apropriada dos custos no setor público, melhorando assim a evidenciação e a qualidade da informação gerencial fornecida pelas entidades públicas a todos aqueles que utilizam a informação contábil, a saber: gestores, fornecedores, investidores e, sobretudo, a sociedade. O foco do presente trabalho deposita-se, especificamente, sobre a depreciação implantada sobre os bens móveis que constituem o patrimônio dos órgãos públicos a serviço da administração.

Biografia do Autor

João Eudes Bezerra Filho
Ms. João Eudes Bezerra Filho é membro assessor da Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, no CFC; Mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP; pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE; Bacharel em Ciências Contábeis pela UFPE; Auditor das Contas Públicas do TCE de PE; Professor da FUCAPE-ES; e autor do livro Contabilidade Pública, publicado pela Ed. Campus/Elsevier – 3ª Ed.
Renata Santana Vieira
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), possui MBA em Gestão Estratégica e Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pós-graduação em Contabilidade e Controladoria Governamental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente trabalha como Auditora no Controle Interno do Exército Brasileiro.
Rômulo Anderson Matias Ferreira
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui especialização lato sensu em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Administração do Exército (EsAEx). Atualmente trabalha como Analista Contábil no Controle Interno do Exército Brasileiro.
Publicado
2013-04-24
Como Citar
FILHO, João Eudes Bezerra; VIEIRA, Renata Santana; FERREIRA, Rômulo Anderson Matias. A implantação da Depreciação Gerencial no setor público brasileiro: rumo à convergência com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (IPSAS). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 196, p. 26-37, abr. 2013. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1002>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.